top of page

A Casa Síria



 

Após atuar no ramo de certificação de carnes para o Oriente Médio, o Chef Enrique Mamede Matipo, descendente de sírio, descidiu resgatar suas origens e voltar a fazer o que gosta: COMIDA DE VERDADE! E em Janeiro de 2013, fundou em São Caetano do Sul, a Casa Síria, com intuito de proporcionar aos seus clientes uma opção diferenciada da culinária Sírio-Libanesa, resgatando antigos pratos dos tempos dos bisavós que dificilmente se encontram em outros restaurantes do mesmo seguimento.
Trabalhando com matérias primas de qualidade e frescas, nossas especialidades sempre são preparadas na hora, o que nos descaracterisa como "fast-food", sim nossa comida não é rápida, nos preocupamos mais com a qualidade do que com a velocidade, nosso intuito é ser autentico, os pratos são personalisados e cada cliente leva o "seu", preparado especialmente para ele! Pratos seletos para clientes seletos.

 

A casa trabalha com um cardápio fixo, recheado de delícias como a Kafta bi Siniye "kafta de bandeja" - (Carne temperada a moda árabe, com cebola, batata, tomate, molho e salsa, assados na hora!), e um cardápio variado que sempre traz pratos típicos da Síria como o Qawerma com ovos (carne curtida a moda síria, com ovos mexidos), um prato muito antigo e quase extinto nos dias de hoje e tambem Sujuk e Basterma, pratos de origem turca / armenia, mas muito comuns na Síria, devido a comunidade que vive lá. Vale a pena conferir e sempre perguntar qual a sugestão do dia!

 

Antes da Casa Síria, apesar de jovem, com apenas 22 anos, Enrique decidiu "resgatar" suas origens culinárias e inaugurou o "Al Mamede - Empório Árabe" (nome em homenagem ao sobrenome familiar) o primeiro empório árabe de São Bernardo do Campo, localizado no Centro próximo a av. Marechal Deodoro. 

Pequeno, simples, modesto, mas extremamente limpo e organizado, o pequeno empório logo ganhou uma boa clientela, comercializando ali produtos antes só encontrados no centro de São Paulo. Ganhou o respeito dos clientes e foi popularmente intitulado de "O melhor Kibe do ABC".

 

O tempo passou, e após se aventurar em outras áreas, Enrique pega seu dolmã do guarda roupa e descide voltar a fazer o que gosta. Após muito estudo, chegou a conclusão de que o melhor lugar para o novo empreendimento seria a cidade de São Caetano do Sul, por sua localização e por não haver ali até então, uma casa de comida árabe tradicional.

Após muito esforço, paciência e suor, foi possível abrir a Casa Síria, fazendo o melhor da culinária sírio-libanesa, com muito amor ao trabalho e respeito aos clientes.


 

 

 

 

 

Al Mamede - Empório Árabe em SBC

Família Mamede em 1957

aproximadamente.

bottom of page